sábado, 9 de agosto de 2008

Flaviane Maria Machado Ferreira


Antes de descrever as Atividades Acadêmicas, faço um “flash back”, da história da minha vida. Sou nascida em Ilhéus, Sul da Bahia, estudei desde os seis anos até os dezessete anos em escola privada. Lá conheci muita gente, pessoas que me decepcionaram e amigos que até hoje se fazem presentes. O final do meu segundo grau (antigo científico) foi muito árduo e sem perspectiva de passar no vestibular, pois “algo” de novo surgia em minha vida e crescia dentro de mim...
.
Em meio de tantas confusões, inquietudes e falta de estímulo, prestei o vestibular de 1992 na UESC, para Enfermagem; na UFBA, para Odontologia e na Católica, para Medicina. Acredito, hoje que essa opção de curso no vestibular foi estimulada pela minha irmã mais velha que já cursava Medicina na Católica e não por querer um dia ser uma médica.
.
Enfim, neste mesmo ano em maio nasce minha filha e agora naquele instante os “holofotes” estavam ligados somente em direção a ela, mas mesmo assim em 1993, decidi fazer vestibular na UFBA para Agronomia e sem esperar, o resultado foi positivo. E agora! Será que estava preparada para deixar aquele ser que precisa tanto de mim? Não consegui seguir adiante e então cansada de não ser “ninguém”, resolvi trabalhar. Durante sete anos, entre a Etc e Tal (saudades de Lelé) e a Benetton trabalhei no comércio, apesar de ser um emprego cansativo e árduo gostava muito do que fazia, pois sabia que o que me deixa viva era estar entre as pessoas.
.
No final de 2000, resolvi pedi demissão do emprego, pois um vazio tomava conta de mim e eu estava sendo “apagada” do mundo. Com apoio dos meus pais, comecei a estudar no Galileu, cursinho pré-vestibular, mas a indecisão ainda estava presente porque não sabia qual curso faria na UESC. Agora o vestibular era tudo na minha vida e eu precisava passar. Então, escolhi o curso de Comunicação Social por gostar de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Não consegui passar e a tristeza ficou no ar...
.
No ano de 2004 ingressei nesta instituição, havia passado no curso de Letras, neste momento o espaço só estava reservado para alegria, ansiedade e medo. Um novo tempo começara e com ele vieram às dificuldades, apesar de gostar muito de inglês “cai” de pára-quedas em uma sala repleta de professores de Língua Inglesa e a professora regente naquele semestre foi muito dura e seca, mas graças a minha garra e ajuda de alguns colegas queridos venci a batalha.
.
No dia 06 de Novembro de 2004, o Colégio São Jorge dos Ilhéus promoveu o X Seminário de Pais e Educadores: A Dinâmica Relacional: Família, Escola e Sociedade, contando com carga horária de 8 horas. Estavam presentes pessoas renomadas como: Dr. Içami Tiba, Prof.ª Tânia Zagury e Dr. Pedro Chagas que trataram desse tema com muita precisão e competência.
.
Em Novembro, nos dias 24 a 26 ocorreu o II SELE - UESC: A formação do Aprendiz de Língua Estrangeira, contando com a carga horária de 28 horas. Neste encontro eu me “deliciei” com as histórias contadas por professores de Língua Inglesa e Língua Espanhola e até hoje me recordo do “O Lobisomem”, que mesmo sem compreender a língua direito me emocionou bastante. E com esse seminário pude aprender a importância de uma língua estrangeira dentro do contexto social e educacional, passando a entender cada vez a necessidade de saber uma segunda língua.
.
Em 2005 começaram as disciplinas literárias e a necessidade de mais leitura e dedicação. Paralelo a isto, comecei a lecionar as disciplinas de Inglês e Redação no Colégio Estadual de Ilhéus. Essas aulas foram um “grande” impulso na minha vida acadêmica e profissional, dando ínicio a uma enorme paixão.
.
Em Novembro, nos dias 07a11 foi realizado o XI Seminário de Iniciação Científica e 8ª Semana de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz com carga horária de 32 horas. Participei como ouvinte, mas pude notar a importância do aluno como pesquisador e o seu desenvolvimento intelectual ainda como estudante.
.
Ainda no final deste ano, já em Dezembro no dia 19, ocorreu na UESC, O Barulhinho Bom - Um Encontro com Luís Gonzaga e Patativa do Assaré, contando com a carga horária de 8 horas, neste encontro foi destacado a nossa cultura, a importância da linguagem, da arte e não se tratava de algo clássico ou canônico.
.
Nos dias 19 e20 de Janeiro de 2006 foi realizado o I Encontro com a Literatura Infanto-Juvenil, participei na condição de ouvinte com carga horária de 16 horas e de comunicadora com a carga horária de 2 horas, apresentando “O menino do dedo verde”, de Maurice Druon. Adorei esse seminário, pois sempre gostei de literatura infanto-juvenil, achando necessário incentivar as crianças e os jovens o gosto pela leitura, tornando-a um ato prazeroso.
.
Em Maio, deste ano, comecei a lecionar Inglês no IME, Instituto de Ensino Eusinio Lavigne, no município de Ilhéus e por estar integrada na rede pública participei no dia 27 de Junho do 1° Fórum de Educação da Costa do Cacau com carga horária de 12 horas.O tema era Educação: Prática Dialógica e Afetiva: Participem! Transforme! Assunto muito instigante e que nós educadores enfrentamos no nosso cotidiano, fazendo a nossa parte para melhoria da educação.
.
Neste ano ainda, participei como ouvinte no dia 08 de Julho do curso: A Arte de Contar Histórias com carga horária de 08 horas, percebendo a dimensão, a magia e a ficção das histórias e a presença do lúdico nelas.
.
No dia 04 de Agosto participei do I Seminário de Morfologia da UESC com carga horária de 08 horas. Este evento foi organizado pelos alunos do 8° semestre de Letras e pela Professora Maria D’ ajuda Alomba Ribeiro onde foram discutidas questões lingüísticas que permeiam nossa vida diária.
.
Entre 03a 05 de Outubro, ainda neste ano, participei do III Seminário de Línguas Estrangeiras, IX Seminário de Língua Inglesa e VI Encontro das Línguas Espanholas e Francesas, contando com carga horária de 24 horas. Este encontro teve como objetivo acrescentar e enriquecer o nosso conhecimento acerca da língua estrangeira, através de profissionais renomados dessas disciplinas.
.
No período de 17 a 20 de outubro acontecia o XII Seminário de Iniciação Cientifica da Universidade de Santa Cruz, com carga horária de 28 horas, o qual participei como ouvinte, escutando as experiências dos acadêmicos como aluno - pesquisador e a importância de estar sempre pesquisando e aprimorando os conhecimentos.
.
Cada evento que participava acrescentava “algo” novo, e em Outubro ainda, aconteceu nos dias 23, 24,25 e 26 o VII Seminário Internacional de Literaturas Luso-Afro-Brasileiras, contando com a carga horária de 32 horas. Neste seminário eu participei enquanto ouvinte das palestras e do mini - curso Diálogo Poético África-Brasil, que tinha como carga horária 08 horas. Este evento foi um momento muito importante na minha vida acadêmica, pois trouxe estudiosos e professores de outros países, trazendo culturas diferentes acrescentadas as nossas.
.
Paralelo a tudo isto, trabalhei como Professora-Monitora de Abril a Dezembro de 2006 no Programa Pré-Vestibular “Universidade para Todos”, contando com 06 horas semanais, ministrando aula de Redação. Com esta experiência percebi que adoraria continuar trabalhando com o pré-vestibular, pois a vontade de aprender desses alunos me deixava “viva” e necessária para sociedade.
.
No ano de 2007, no dia 12 de Setembro participei da oficina, Aspectos da Produção Científica: Relatórios e Publicações, no I Seminário de Extensão da UESC, com carga horária de 02 horas, onde aprendi normas de como escrever artigos, memoriais, resenhas etc. Informações estas que precisamos em toda vida acadêmica.
.
Em 9 a 11 de Outubro, participei do XII Seminário Nacional e III Seminário Internacional Mulher Literatura do GT Mulher e Literatura da ANPOLL, na condição de ouvinte com carga horária de 30 horas e com a apresentação oral do pôster, Viagem de Cecília Meireles: O poder da linguagem em despertar o imaginário do leitor, o qual fiz parceria com duas colegas amigas Leila Soares de Sá Mota e Edlane Brandão Mendes Bacelar. Este trabalho foi desenvolvido na disciplina Literatura Brasileira III em forma de artigo e ministrado pela Professora Daniela Galdino, uma grande mulher e amiga.
.
Enquanto aconteciam estes eventos, eu ministrava aula como Professora Monitora na disciplina de Redação no Programa Pré-Vestibular “Universidade para Todos”, no período de Agosto a Dezembro de 2007 com carga horária de 06 horas semanais. Eu tenho orgulho e prazer de participar deste programa, o qual incentiva os alunos da rede pública a ingressarem na universidade.
.
Já no final do curso, participei do III Seminário de Língua Portuguesa e Ensino e do I Colóquio de Lingüística, Discurso e Identidade, realizados no dia 19 a 21 de Maio de 2008, na condição de ouvinte com carga horária de 33 horas, sendo também participante da oficina Estética e Comunicação do Cotidiano em sala de aulas: Tirinhas, charge... com carga horária de 04 horas.Este seminário foi um dos melhores que já participei, não sei porque tiveram nomes importantes como Marcos Bagno e Irandé Antunes ou por não ser mais aquela que cheguei aqui, agora estou crescida e meu intelecto é outro.
.
Em meio a esses acontecimentos, realizo meu estágio de Língua Portuguesa, atuando como professora de Produção Textual, na oitava série noturno do ensino fundamental II, no colégio IME em Ilhéus, contando com o auxilio da Professora Mestra Arlete Vieira, pessoa que admiro muito e aprendi “coisas” que nem imaginava.
.
Enfim, chegou o momento tão esperado que não consigo nem acreditar, antes de encerrar esse memorial, gostaria de agradecer a Deus,a alguns colegas queridos: Suellen, Edlane, Leila ,Tati e Guilherme que me apoiaram nos momentos que mais precisei. Quanta saudade! Saúdo mestres como: Gessilene Kanthack, com sua exigência e precisão; Arlete Vieira, com sua palavra amiga e sábia; Elida Ferreira, com seu conhecimento e tranqüilidade e todos aqueles queridos professores que tive nesta instituição.
.
Deixo a UESC com a consciência que me dediquei. Fiz amigos eternos que jamais esquecerei aprendizados eternos e fico feliz que apesar dos obstáculos amo ser professora. Já não sou mais a mesma, mas vejo mais uma vez que cresci e através das Letras me encontrei e hoje sou quem sou... Estou saindo daqui graduada em Letras, mas um dia volto, pois o estudo e o aprender não tem fim. Valeu foi aqui na UESC que sorri ,chorei,gritei, aprendi e cresci. Termino o me falar com a poesia: Retrato. de Cecília Meireles que tanto adoro.
.
Eu não tinha este rosto de hoje,
Assim calmo, assim triste, assim magro,
Nem estes olhos tão vazios,
Nem lábios amargos.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas:
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
-Em que espelho ficou perdida
A minha face? (MEIRELES, 1939)


F. M. M. Ferreira
.

Nenhum comentário: